terça-feira, 22 de abril de 2008

Sexualidade nas telas de cinema de Salvador

A discussão sobre identidades sexuais ganhou espaço no último mês, com a Mostra de Cinema Possíveis Sexualidades, que, de 03 a 11/04, entre outras atrações, contou com a exposição fotográfica Boneca Sai da Caixa, produzida pelo Labfoto da Facom.

Alguns filmes que foram exibidos na mostra continuam em cartaz no Circuito SaladeArte. A Lei do Desejo (1986) - relançado no Brasil em nova edição -, do cultuado e polêmico diretor Pedro Almodóvar, está em exibição no MAM (Museu de Arte Moderna), diariamente, às 16:30. Em sua filmografia, Almodóvar explora as identidades de gênero. Nesta película, a paixão de um jovem com dificuldades de assumir sua homossexualidade por um famoso cineasta é a trama principal, que não impede assuntos laterais, como a mudança de sexo realizada pela irmã do cineasta. Almodóvar focaliza a paixão homossexual em A Lei do Desejo

A produção multinacional XXY também continua em cartaz. Diariamente às 17:35 no Cinema do Museu Geológico e, exceto quarta e quinta, às 20:45, no Cinema da UFBa. XXY trata de um assunto ainda mais polêmico: o hermafroditismo. Hermafroditismo é tema central de XXY

Álex, a (o) personagem principal, nasceu com características dos dois sexos. Seus pais decidiram não fazer a cirurgia que determinaria seu sexo de maneira artificial. A partir deste confronto, surgem várias discussões: Qual a origem da identidade sexual? Ela é biológica ou psicológica? Os pais podem/devem decidir sobre a sexualidade de seus filhos ou a escolha cabe a eles próprios?


Endereços:
MAM - Av. Contorno s/nº - Solar do Unhão
Museu Geológico - Av. Sete de Setembro, 2195, Corredor da Vitória
PAC-UFBa - Av. Reitor Miguel Calmon, s/n - Vale do Canela

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Abertura

Neste sábado aconteceu, na casa de eventos Boomerangue, a segunda edição da Tô Aberta's party, um dos poucos eventos da cidade que tem como alvo o público GLBTT. A festa é comandada pela dupla Solange, tô aberta!, Pedro Costa e Paulo Fraga, que se definem como uma dupla queer punk. A mistura de funk carioca, drag music e punk rock é acompanhada por letras que fazem apologia ao travestismo e combatem a heteronormatividade.

A dupla, que conta com cerca de 300 fãs em sua comunidade no orkut já se apresentou no festival Queerfest, em São Paulo, e já foi mencionada no blog alemão BRRRLN.


Solange, tô aberta! apresenta "Vamu pro motel", na 5ª Bienal da UNE