O Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade, o CUS, se reúne todas as sextas, na Facom. Coordenado por Leandro Colling - doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Facom, e professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -, o grupo, que será registrado no CULT - Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - tem como objetivo estudar as identidades sexuais, através da Teoria Queer.
"A Teoria Queer é uma espécie de guarda-chuva geral, onde se encontram diferentes concepções, mas com um único objetivo: estudar os processos sociais que sexualizam a sociedade. Positivando o queer - que em inglês quer dizer estranho -, ela propõe discutir a diversidade sexual, ampliando a noção de gênero e combatendo a noção de heteronormatividade", explica Colling, que também é blogueiro e já escreveu artigos sobre o assunto, apesar de ter trabalhado com política durante sua trajetória acadêmica e profissional. Colling também mediou uma mesa sobre Caio Fernando Abreu, na Mostra Possíveis Sexuaidades.
O grupo é o único da Bahia que pesquisa a sexualidade a partir da Teoria Queer. Colling também pesquisa sobre a representação da homossexualidade nas telenovelas da Rede Globo e no teatro baiano, tema que poderá ser abordado pelo grupo, segundo ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário